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ENSAIO CPDLC CONTINENTAL ACC-RE/ACC-AZ R-BL

Sob a Coordenação Geral do Cap Esp COM Marcelo Mello Fagundes, Gerente do Projeto Landell, foi realizado, no período de 02 a 20 de dezembro de 2019, o primeiro ensaio ATM para fins de análise de viabilidade operacional e extração de conclusões acerca da metodologia mais adequada para implementação da nova ferramenta que será utilizada para comunicação entre Controladores de Tráfego Aéreo e Pilotos.

Por meio da comparação do cenário simulado com o cenário real de operação no Centro de Controle de Área Amazônico (Região Belém), e no Centro de Controle de Área de Recife (setores 1,2,3,4,5,6,9 e 10), foram analisadas várias situações de tráfego aéreoem função dos indicadores e métricas estabelecidos pela gerência do Projeto que, também irão definir os procedimentos operacionais de cunho doutrinário correlatos para emprego da CPDLC na prestação dos Serviços ATS nas FIR Continentais Brasileiras.

Visando testar a viabilidade de diferentes metodologias já aplicadas,foram usadas as experiências e melhores práticas de países como Canadá e EUA.

Para atender aos objetivos propostos foi disponibilizado um ambiente do LABSIM (Laboratório de Simulação ATC) composto por 08 consoles que foram ocupadas por 12 ATCO, sendo 06 do ACC Recife e 06 do ACC Amazônico, todos capacitados com o Curso de Comunicação Data Link entre Controlador e Piloto - CPDLC(Curso ATM042). O ensaio contou com a participação de 04 pesquisadores BDS e 03 Coordenadores. Foram respondidos questionários de avaliação sobre a metodologia aplicada e também questionários de cunho psicológico, voltados para a execução da tarefa do ATCO.

O Subgrupo de Doutrina do Projeto Landell produzirá um relatório apontando as vantagens e desvantagens de cada cenário proposto de acordo com os objetivos do Ensaio. A Seção de Doutrina do ICEA (ESDO), após análise, deverá submeter o resultado, para estudo de viabilidade, ao SDOP para aprovação.

Texto: SO Ortiz

Fotos: DSCS e Cap Fagundes

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