Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Reunião Anual de Controladores de Operações Aéreas Militares

Na semana de 02 a 06 de dezembro ocorreu, nas dependências do CINDACTA III, em Recife, a 10ª Reunião Anual de Controladores de Operações Aéreas Militares, a RACOAM. O evento, que tem por objetivo verificar o nível de proficiência na execução de procedimentos operacionais por parte de Controladores de Tráfego Aéreo da área de Operações Militares do DECEA, contou com a participação de representantes dos Centros de Operações Aéreas Militares - COPM, dos quatro CINDACTA e mais uma equipe do GCC.

O ICEA, por meio dos instrutores da seção de Simulação de Operações Aéreas militares - ESOM, foi responsável pela avaliação do desempenho operacional prático dos Controladores de Tráfego Aéreo e de Oficiais Aviadores dos Regionais, no desempenho de suas funções, junto com a equipe de instrutores da área OPM do DECEA. Foram analisadas as competências dos operadores quanto à Gerência de Sala, Alocação de Armas, Coordenações ATC, Controle de Interceptação de aeronaves e execução de procedimentos relacionados à aplicação de Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo, as MPEA.

As Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo são procedimentos ligados diretamente à missão da Força Aérea Brasileira, e vão desde a identificação de aeronaves que voem sem plano de voo declarado no Espaço Aéreo, até, em último caso, ao tiro de detenção, que tem como objetivo coibir o uso do Espaço Aéreo para fins ilícitos, empregado contra aeronaves não cooperativas com a Defesa Aérea e com comportamento hostil em voo.

O ICEA foi responsável ainda pela elaboração de teste de conhecimentos teóricos, a chamada Maratona Intelectual, que busca verificar o conhecimento, por parte dos operadores dos Regionais, das normas e instruções que norteiam o emprego dos meios de Defesa Aérea na rotina operacional.

Troféu Equipe campeã

Nesta edição, consagrou-se como Órgão de Controle de Operações Aéreas Militares - OCOAM mais bem preparado para o desempenho de suas funções Operacionais o COPM 2, do CINDACTA II. A equipe também se destacou individualmente com: melhor desempenho de Chefe Controlador (1º Ten CTA Anacleto), melhor controlador de interceptação de aeronaves - alta performance (2º Sgt BCT Fantinel), melhor controlador de interceptação de aeronaves - baixa performance (2º Sgt BCT Deneka), e mérito Maratona Intelectual (1º Ten CTA Anacleto).

Premiações por destaques individuais

O CINDACTA III foi agraciado pelo melhor desempenho em Supervisão de Equipe/ Ajudante de Chefe Controlador (2º Sgt BCT Aline Batista).

Militares do DECEA e do ICEA que avaliaram os desempenhos operacionais

O ICEA foi representado pelo Cap R/1 Reolon, 1º Sgt BCT Lins, 2º Sgt BCT Mauro e 2º Sgt BCT Janaína. A equipe do ICEA continua colaborando para o aumento das competências operacionais dos participantes, necessárias ao desempenho de suas funções para o Sistema de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - SISDACTA, bem como a colaboração para o levantamento de indicadores operacionais necessários ao DECEA, por meio de sua área OPM, para o melhor direcionamento possível dos recursos sob sua responsabilidade.

Texto e fotos: ESOM

 

 

Fim do conteúdo da página