Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Com o objetivo de estabelecer metodologia padronizada para simulação em tempo acelerado, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) coordenaram, no período de 14 a 18 de outubro de 2019, a 2ª Reunião do Grupo Ad-Hoc sobre Simulação em Tempo Acelerado (STA) do Grupo de Estudos sobre Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA) - (GEPEA/SG1/STA). 

Durante a reunião, foi discutida a metodologia para a coleta de dados, modelagem, execução da STA, análise de resultados e confecção de relatório da STA, bem como seus objetivos e alguns indicadores que podem ser utilizados para análise nos relatórios de simulação. Além disso, buscou-se estabelecer divisão de competência entre CGNA e ICEA nos projetos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). 

Os produtos do GADHOC STA englobam a revisão da seção sobre STA da ICA 100-42, a qual versa sobre a Simulação ATM no Âmbito do SISCEAB, a preparação de scripts de análise de outputs do TAAM, bem como a elaboração de um curso básico de simulação em tempo acelerado.  

Para a Segundo Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Marília Gusman Thomazi Pavani “a padronização dos critérios de análise dos outputs da STA e a troca de informação desses resultados entre as duas organizações é fundamental para o sucesso dos projetos de interesse do DECEA e da Comunidade ATM”. 

Texto: DP

Fotos: DSCS

Fim do conteúdo da página