Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O ICEA e EMBRAER promoveram visitas institucionais recíprocas nos meses de agosto e setembro. Participaram da visita ao ICEA pilotos da Divisão de Ensaios de Voo daquela empresa, onde tiveram a oportunidade de conhecer os Laboratórios de Simulação de Controle de Tráfego Aéreo. Na visita  conheceram as atividades desenvolvidas em uma Torre de Controle (simulador TWR-180° e TWR-360°), em um Controle de Aproximação e Centro de Controle de Área (LABSIM). Na visita à EMBRAER os integrantes do ICEA foram recepcionados pelo Sr Diretor da Divisão de Ensaios em Voo Alexandre Figueiredo e pelo Piloto de Provas Chefe e Gerente de Operações de Ensaios em Voo Mozart Marques Louzada. Após recebermos um briefing da atividade desenvolvida naquele setor, realizamos uma visita orientada nas linhas de produção da fábrica EMBRAER.
A Diretoria de Operações e Ensaios tem por objetivo prover planejamento, coordenação e execução das operações requeridas para voos de ensaios de desenvolvimento, certificação e produção dos produtos Embraer, com segurança e em conformidade com os requisitos técnicos e de mercado.
Para atingir este objetivo, participa das definições estratégicas junto aos programas; apoia as áreas de engenharia nas discussões relativas a homologação de aeronaves e seus sistemas junto aos órgãos de certificação; executa voos de ensaios de desenvolvimento, certificação e produção; emiti os Relatórios da Tripulação de Voo, com os resultado de ensaios e impressões sobre a qualidade e adequabilidade operacional do produto em desenvolvimento; executa voos de demonstração aos clientes, com protótipos e representa a empresa em assuntos relacionados com ensaios em voo tanto no país como no exterior.
Também, para atingir este objetivo, buscam apoio importante na Infraestrutura Aeroportuária e de Controle do Espaço Aéreo, que é fundamental para a realização desta atividade de características específicas.

Texto: SO R1 Fontela / CMTE Braile

Fotos: DSCS e SO R1 Fontela

Fim do conteúdo da página