Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Nos dias 22/05, 16/06 e 16/08 um grupo de alunos do Aeroclube de São José dos Campos visitou o Instituto de Controle do Espaço Aéreo. A visita teve início no auditório principal do ICEA  com palavras de boas-vindas do Maj R1 José Carlos Coelho, Chefe da Subdivisão de Simulações Operacionais. Em seguida o SO R/1 Edson Fontela Gonçalves ministrou uma apresentação sobre a divisão do espaço aéreo e os tipos de órgãos de controle.

 Após a recepção os alunos da Escola foram conduzidos ao Simulador de Torre de Controle 3D 360°, onde tiveram um brifim sobre as atividades realizadas em uma Torre de Controle; ao Simulador Convencional; e ao Laboratório de Simulação e Vigilância ATS (LABSIM).  

 O Aeroclube de São José dos Campos foi fundado em 05 de janeiro de 1940, na época com a ajuda do prefeito Francisco José Longo, pois era preciso que 50 pessoas assinassem a Ata de Criação. Dez anos mais velho do que o DCTA e trinta mais velho do que a EMBRAER, o Aeroclube São José dos Campos foi o precursor da atividade aeronáutica na cidade, hoje detentora da mais alta tecnologia no setor e, por isso mesmo, podemos considerá-lo como o “berço da aviação de nossa cidade”.

 Para uma melhor capacitação de seus alunos, futuros profissionais da aviação, o Aeroclube de São José dos Campos vem realizando visitas às instalações ao Instituto de Controle do Espaço Aérea (ICEA), buscando assim um melhor entrosamento entre os futuros Pilotos/Comissários e os Controladores de Tráfego Aéreo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Texto: DSCS e SO R1 Fontela

Fotos: DSCS

Fim do conteúdo da página