Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

 

Ordem do Dia Meteorológico Mundial 2019

O estabelecimento da Organização Meteorológica Mundial, em 23 de março de 1950, definida como o Dia Meteorológico Mundial, é uma justa homenagem a todos os Meteorologistas que exercem suas atividades, ao longo desses 69 anos, em prol da humanidade.
Nesse contexto insere-se o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), responsável pela prestação do Serviço de Meteorologia Aeronáutica no Brasil, com a finalidade de prover a segurança, a economia e a fluidez em atendimento à navegação aérea do Brasil.
Ciente das suas responsabilidades, em face do acelerado incremento da navegação aérea do País, o DECEA tem investido intensamente na automação dos processos envolvidos, provendo melhorias e rapidez no atendimento aos usuários da Meteorologia Aeronáutica. Como exemplos, cito o Serviço de Autoatendimento implantado nos Centros Meteorológicos de Aeródromo (CMA), facilitando o acesso do aeronavegante às informações meteorológicas, bem como à documentação meteorológica de voo; e a implantação da primeira Estação Meteorológica de Superfície Automática (EMS-A) da América Latina, no aeródromo de Congonhas.
Ressalto a importante participação do DECEA na operação e na manutenção da Rede de Radares Meteorológicos, no território brasileiro, necessária para a comunidade meteorológica como um todo e, em especial, no que concerne à elaboração de alertas e avisos meteorológicos de interesse da Defesa Civil.
Igualmente, merece destaque a reformulação da prestação do serviço de previsão meteorológica, com a criação do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), previsto para ser inaugurado nesse 23  de março de 2019, o qual reunirá, em um único local, profissionais responsáveis pela vigilância e previsões meteorológicas no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
No entanto, tenho plena consciência de que sem a dedicação extrema e o profissionalismo de Oficiais e Graduados Meteorologistas, que exercem suas atividades nos diversos órgãos de Meteorologia Aeronáutica do SISCEAB, nos mais diversos pontos do território brasileiro, não seria possível atingir o excelente nível de qualidade e de eficácia na prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico no espaço aéreo brasileiro, nível este reconhecido, também, pelos organismos nacionais e internacionais.
Assim, neste 23 de março, parabenizo a todos os Meteorologistas do SISCEAB, homens e mulheres, reafirmando a minha confiança no trabalho de cada um e expressando minhas sinceras homenagens por ocasião do DIA METEOROLÓGICO MUNDIAL.
 

Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas
Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo

 

Fim do conteúdo da página