Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

No dia 06 de agosto de 2018, uma comitiva com autoridades da Força Aérea Brasileira visitou o Instituto de Controle do Espaço Aéreo.


Teve início no auditório principal do ICEA com a recepção de boas vindas pelo Sr. Cel Av Robson Louzada De Lima Ferreira, Diretor do ICEA, às seguintes autoridades: O Exmo. Sr. Tenente Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, Comandante COMGEP, acompanhado do Exmo. Sr. Major Brigadeiro do Ar Rogério Gammerdinger Veras, Chefe do Estado Maior do COMGEP; o Exmo. Sr. Tenente Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues De Freitas, Diretor Geral do DECEA, acompanhado do Exmo. Sr. Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, Chefe do SDOP, do Exmo. Sr. Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos, Chefe do SDAD, e do Exmo. Sr. Cel Eng Dalmo José Braga Paim, Chefe do SDTE; o Exmo. Sr. Major Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, Presidente da CISCEA e o Exmo. Sr. Major Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, Diretor da DIRENS.

Após a abertura das atividades o Diretor do ICEA conduziu a comitiva aos Simuladores de Torre de Controle 3D que são compostos pelo SICAD (Simulador de controle de Aeródromo) e pelas Torres (180º e 360º).Nas salas de simulação eles puderam acompanhar os briefings ministrados pelo Cap R1 Felipe e o 1º Ten Paulo a fim de entenderem melhor como se opera em cada plataforma. Após visita aos simuladores a comitiva foi convidada a conhecer a Subdiretoria de Pesquisa, lá tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório de Aplicações Operacionais (LAOP), local onde são desenvolvidos os projetos de pesquisa da Subdiretoria. No LAOP foram apresentadas demonstrações de dois importantes projetos atualmente em desenvolvimento.

O primeiro a ser apresentado foi o Projeto de Integração de Simuladores, que visa integração dos simuladores de defesa aérea do ICEA e os simuladores de aeronaves de combate dos esquadrões da FAB. Foi apresentado também o projeto RPAS (do inglês Remotely Piloted Aircraft System) para inspeção em voo, que visa avaliar a viabilidade de utilização dessas aeronaves remotamente pilotadas, mais conhecidas como drones, como plataformas para a realização das inspeções em voo dos auxílios visuais e auxílios rádio do Brasil, que atualmente são realizadas pelas aeronaves do GEIV.

Finalizando a visita os Oficiais Superiores e Capitães do ICEA participaram de uma reunião com o Exmo. Sr. Comandante do COMGEP, Tenente Brigadeiro Bermudez, sobre a aplicação de Temporários de Controle de Tráfego Aéreo (TCT) no SISCEAB enquanto o Exmo. Sr. Diretor do DECEA, Tenente Brigadeiro Domingues, ministrou uma palestra sobre a estrutura do DECEA para os sargentos temporários da especialidade de Controle de Tráfego Aéreo que estão realizando o curso ATM005-A (CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO PARA O SERVIÇO DE CONTROLE DE AERÓDROMO).

Texto : 1Tº Paulo

Foto: Sd Alencar

 

Fim do conteúdo da página