Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

 

Com cerca de 7 metros de altura e design inovador, um monumento em homenagem ao SISCEAB foi inaugurado na última quinta-feira (25/01) pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos-SP. O monumento consiste em um pedestal que sustenta uma aeronave de modelo Bandeirante (IC-95 B) doada pelo Grupamento Especial de Inspeção em Voo (GEIV), e honra não só o trabalho diuturno dos profissionais de Inspeção em Voo, mas também a própria história da Força Aérea Brasileira.

A aeronave entrou em atividade em 09 de outubro de 1984, voou aproximadamente 5770 horas, cumprindo inúmeras missões, sendo o último voo realizado no dia 18 de abril de 2016. No ano no qual se comemora o cinquentenário do primeiro voo do protótipo do avião Bandeirante (IPD-6504), está ocorrendo a desativação gradual do IC-95 B que visa a renovação e modernização da frota das aeronaves  empregadas para Inspeção em voo, frota esta que está em processo de substituição pelas aeronaves Legacy 500.

O pedestal que sustenta a aeronave foi projetado pelo arquiteto Jenner Eduardo Cardoso Arduino, civil do efetivo do Grupamento de Apoio de São José dos Campos (GAP-SJ). A Comissão de Obras do DCTA (CODCTA) foi responsável pelo gerenciamento do projeto (ações preliminares) e também pela fiscalização da execução da obra, cuja duração foi de aproximadamente 60 dias.

O ato de inauguração foi marcado pelo descerramento da placa do monumento, cujos dizeres foram escolhidos através de um concurso cultural promovido pelo ICEA. A frase eternizada na placa é de autoria da civil Beatriz Faria Aragão, do efetivo daquele Instituto: “Que o amor pelo que fazemos seja sempre soberano, como as asas que protegem nosso país”. Na ocasião, o ex-ministro de Infraestrutura e Comunicações do Brasil, Ozires Silva, também fundador da empresa fabricante de aviões Embraer S/A, com o então Diretor do ICEA, Coronel Aviador Manoel Araújo da Costa Junior efetuaram juntos o descerramento da placa do monumento.

Estiveram presentes: o Excelentíssimo Senhor Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo; Major Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos; o Excelentíssimo Senhor Vice-diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Major Brigadeiro do Ar, Hudson Costa Potiguara; o Magnífico Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correa; o Excelentíssimo Senhor Assistente Militar da Aeronáutica na Escola Superior de Guerra, Brigadeiro Engenheiro Ronaldo Yuan; o Excelentíssimo Senhor Comandante da Ala 11, Brigadeiro do Ar Mozart de Oliveira Farias; o Excelentíssimo Senhor Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço, Brigadeiro Engenheiro Augusto Luiz de Castro Otero; o Excelentíssimo Senhor Subdiretor de Planejamento da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica, Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral; o Excelentíssimo Senhor Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Brigadeiro Engenheiro César Demétrio Santos; o Excelentíssimo Senhor Assessor Especial do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Brigadeiro do Ar Alex Picchi Izmailov; o Excelentíssimo Senhor Chefe do Subdepartamento de Administração do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Brigadeiro Engenheiro Carlos Antônio de Magalhães Kasemodel, além dos comandantes de unidades do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e demais militares e civis envolvidos na execução do projeto do monumento Bandeirante.

O monumento foi incorporado ao acervo do Museu de Aeronáutica de São José dos Campos e está situado na Praça Santos Dumont, no DCTA, em frente ao ICEA.

Autora: 2s Mistyla.
Fotógrafo: Sd Alencar.

Fim do conteúdo da página