Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

20 de outubro é o dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo. Nesta data, o ICEA, como uma das organizações militares subordinadas ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo, fez questão de valorizar esses profissionais que trabalham incansavelmente pela segurança e fluidez do tráfego aéreo em todo o espaço aéreo brasileiro.

Logo pela manhã, durante a formatura diária de início de expediente, foi lida a Ordem do Dia, assinada pelo Exmo. Sr. Diretor-Geral do DECEA, o Ten Brig Ar JEFERSON DOMINGUES DE FREITAS. Na Ordem do Dia, o Ten Brig DOMINGUES lembrou da importância do controlador de tráfego aéreo (ATCO) para o desenvolvimento da navegação aérea, exaltou características desse profissional, entre as quais o raciocínio rápido e o alto grau de concentração. O Diretor-Geral do DECEA ainda ressaltou que os ATCO brasileiros recebem formação e capacitação em modernas instalações, como as da EEAR e as do ICEA.

A bem da verdade, as comemorações desta data tão especial iniciaram na véspera, quando os ATCO do ICEA puderam participar do 5º Workshop Alusivo ao Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo, que foi realizado em Curitiba, nos dias 19 e 20 de outubro. Graças à tecnologia, as palestras desse workshop anual puderam ser assistidas, pela primeira vez, nas OM de todo o Brasil, ao vivo. Em São José dos Campos, os ATCO fizeram uso do auditório principal do ICEA. Assuntos importantes, como o “Plano de Reestruturação da FAB no âmbito do SISCEAB” foram abordados nas palestras do evento, contribuindo ainda mais para a capacitação profissional dos ATCO que estiveram presentes ao evento no CINDACTA II ou que assistiram à transmissão em diversas localidades, através da internet. Durante o Workshop, no dia 20, o Maj R1 CTA JOSÉ CARLOS COELHO foi homenageado, recebendo um memorial das mãos do Diretor-Geral do DECEA. Atualmente, o Maj J. CARLOS atua como assessor de gerenciamento de tráfego aéreo no ICEA.

 

O 2º Sgt Mauro, controlador de tráfego aéreo formado na EEAR em 2007, e pertencente ao efetivo do ICEA, resume o que significa para ele exercer essa tão nobre profissão: “Ser controlador, para mim, é trabalhar de forma eficiente para que, ao final de um turno de serviço, eu leve para casa a convicção e o sentimento do dever cumprido.”

 

Finalizando as celebrações, após assistir ao encerramento do 5º workshop na manhã do dia 20, os ATCO do ICEA, juntamente com amigos de outras especialidades, participaram de um agradável evento de confraternização realizado na Sala de Estar do ICEA, onde puderam compartilhar algumas das experiências profissionais que vivenciaram nos mais diversos órgãos operacionais desse grandioso Brasil.

 

Parabéns, controladores de tráfego aéreo brasileiros!

 

 

Texto: Maj Esp CTA EVANDRO JOSÉ ALVES

 


Fim do conteúdo da página