Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A ICAEA (International Civil Aviation English Association), promoveu um Seminário Internacional, nos dias 24 e 25 de abril, em Dubrovnik, Croácia. Nesse evento, o ICEA foi representado pela servidora Patrícia Tosqui Lucks, responsável por apresentar um workshop.

 

O seminário teve como tema a questão “The ICAO LPRs – 10 years on: Progress or Pain?" - e teve como objetivo discutir o efeito das medidas implantadas desde a introdução dos Requisitos de Proficiência Linguística pela ICAO. O evento contou com cerca de 100 participantes, provenientes de mais de 35 países, dentre autoridades de aviação civil e da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO). Participaram representantes de agências reguladoras, de companhias aéreas, de associações de classe e empresários da área de ensino, dentre outros profissionais.

O evento contou com 3 palestras e 12 workshops de caráter prático. Seguindo o tema questionador do evento, a servidora Patrícia ministrou um workshop intituladoAre the LPRs focusing on real life communication issues?”, juntamente com a Professora Malila Carvalho de Almeida Prado, pesquisadora de Doutorado da USP. O objetivo do workshop foi apresentar exemplos reais de comunicações piloto-controlador com situações de emergência que exigiam o uso de inglês além da fraseologia e analisar a linguagem nelas utilizada por meio dos pressupostos teóricos e metodológicos da Linguística de Corpus - área que emprega recursos computacionais para processar grandes volumes de dados linguísticos.

A participação de uma servidora do ICEA em um evento deste porte ressalta o trabalho de excelência realizado pelo efetivo do Instituto, na busca diuturna por melhores práticas nas atividades de capacitação e avaliação em inglês dos controladores de tráfego aéreo e operadores de estação aeronáutica brasileiros. Esta participação também ratifica a missão do ICEA de apoiar as pesquisas de vanguarda e suas aplicações, ao mesmo tempo em que promove o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) diante de uma comunidade internacional.

Para mais informações, clique aqui

 

Fim do conteúdo da página