Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
 
A comprovada eficiência do Programa de Capacitação e Avaliação em Língua Inglesa para Controladores de Tráfego Aéreo desenvolvido pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) foi tema de dois encontros de profissionais da área linguística. O primeiro evento do qual o ICEA participou foi realizado no dia 5 de agosto, na Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus São José do Rio Preto, intitulado III Encontro dos Centros de Línguas da UNESP. O segundo evento que contou com representação do ICEA foi o IX Seminário de Segurança em Voo, promovido pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), no dia 31 de agosto em São José dos Campos-SP.
 
Em ambos eventos, os temas foram abordados através de palestras ministradas pela Professora Doutora Patrícia Tosqui Lucks, do efetivo do ICEA. No III Encontro dos Centros de Línguas da UNESP foi exposto o Programa de Capacitação Continuada baseado na aprendizagem híbrida (blended learning), ou seja, aulas presenciais e à distância, com o objetivo de alcançar todos Controladores de Tráfego Aéreo (ATCO) e Operadores de Estações Aeronáuticas (OEA) distribuídos pelo território brasileiro.
 
No IX Seminário de Segurança em Voo, foram divulgados os trabalhos desenvolvidos pela Subdivisão de Língua Inglesa do ICEA que buscam atender aos requisitos de proficiência linguística exigidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para pilotos e controladores de tráfego aéreo.
 
A participação do ICEA nestes eventos visa divulgar o trabalho realizado pelo Instituto e proporcionar intercâmbio com representantes de outras instituições de ensino no país.
Fim do conteúdo da página